Observatório das Juventudes

Observatório das Juventudes

Criado em 2013, o Observatório das Juventudes da PUCPR é um dispositivo de pesquisa e extensão vinculado à Diretoria de Identidade Institucional e que tem por objetivo desenvolver ações, projetos e programas de investigação, levantamento, disseminação de informações e incidência sobre a realidade das juventudes na área de abrangência do Grupo Marista.

 

A atuação do Observatório das Juventudes está organizada em quatro eixos:

PESQUISA

A pesquisa se caracteriza como eixo transversal e permanente da atuação do Observatório e tem por objetivo aprimorar, produzir, sistematizar e divulgar conhecimentos em torno das temáticas e demandas investigatórias relacionadas às juventudes.

 

INCIDÊNCIA PÚBLICA

Eixo que tem por objetivo monitorar políticas públicas de juventude, subsidiar reflexões em torno desta temática e participar do debate público sobre a realidade sociopolítica, econômica e cultural da população jovem.

 

VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Tem por objetivo promover a cultura da participação entre o corpo discente e favorecer experiências de integração e pertença ao espaço-tempo da Universidade.

 

RELACIONAMENTO ESTUDANTIL

Visa estabelecer, aprimorar e manter o diálogo institucional com o movimento estudantil da universidade (Diretório Central dos Estudantes, Centros Acadêmicos, Atléticas, Baterias, Ligas, entre outros).